Com acionamento pneumático da embreagem e freio por ação de molas, este modelo se destaca em aplicações com elevada necessidade de dissipação térmica, onde se deseja acionar e parar grandes proporções de massa e com freqüência acentuada. É amplamente utilizada como componente de acionamento sólido e confiável em máquinas que efetuam trabalhos pesados. Projetadas principalmente para uso em prensas excêntricas, guilhotinas e viradeiras, além de aplicações em demais diferentes máquinas. Seu uso é obrigatório pela Norma NBR 13930.
Com as mesmas características e aplicações da geração 1 (G1) possui melhorias na construção estrutural apresentando maior resistência e ganho em troque.
Com construção reforçada, específica para atender altas exigências de trabalho em equipamentos de grande porte, possuem as mesmas aplicações das gerações anteriores.
Uma grande vantagem que caracteriza este modelo é a baixa inércia das partes de engate e desengate, os discos têm uma boa dissipação de calor devido os mesmos serem autoventilados. Pode ser aplicado normalmente em polia ou volante ou ainda em posição fixa, onde o eixo é passado através conjunto.